
No livro Ellen White aborda que o método para relacionarmos com o próximo, mais eficaz é procurar dar importância a pessoa humana e ser amável, dialogando, buscando ouvir, condenar apenas o pecado nunca o pecador, demonstrando amor e compreensão pela sua condição de ser humano e estar disposto ajudá-lo quando este está disposto a trilhar para junto de Deus. Mesmo que sejamos injustiçado, devemos tratar com justiça, nossas palavras deverão ser o estimulo a boas ações e ao ouvir as palavras do próximo, elas serão o próprio eco em seus próprios ouvidos que o levaram a refletir.
A responsabilidade que nos cabe e levar cada alma a vida, conduzi-la a cristo, pois ela são muita caras a Deus para serem desprezadas ou tratadas com aspereza ou indiferença. Deveremos saber lidar com sabedoria com assuntos sigilosos, não devemos envolver outras pessoas que não estão ligadas ao assunto,quando escutamos devemos fazer parte da solução.
Ellen White declara que devemos assumir responsabilidade primeiro com a família, depois na igreja,pois aquele que falha na direção de sua casa não esta qualificado para guiar a igreja de Deus.
Alguns perigos corremos ao querer ajudar na causa de Deus, muitos deles nós mesmo poderíamos evitar os mais comuns são o egoísmo e vaidade pessoal, que estão a serviço glorificar a nós mesmos, a nossa promoção pessoal, isto ocorre porque julgamos os nossos próprios caminhos como perfeitos, firmando-nos em nossa justiça para obter méritos pessoais. Lembrando que ao ser desleal em nossa vida seremos desleal na vida espiritual, agindo por conta própria, vamos responder pelo nosso exemplo.
O evangelho a ser pregado dever ser o evangelho de paz e que sua palavra seja expressão de amor e para que isto seja possível orai e aconselhai-vos mutuamente ao realizar um trabalho, deve considerar as opiniões de outros com dignas de respeito e considera-las tão correta como a sua. Aquele que recusa por qualquer motivo o privilegio do trabalho, será respeitado sua opinião e substituído, perdendo o privilégio de aprender que a obediência a primeira lição de mansidão e humildade do coração.
Aprovação de sua liderança por Deus é mais importante que a dos homens, porque ela é eterna. É normal gostar de ser reconhecido mas não deve ser uma necessidade. Quando o líder se julga perfeito é hora de ser aprendiz e quando em posição de destaque junto aos homens deve permanecer diante de Deus como discípulo, a palavra de Deus não deve ser usada visando interesse pessoal e sua energia, integridade moral e firme propósito pela verdade serão uma forte influencia na formação muito mais que discurso eloqüente.
Um líder habilidoso terá a capacidade de administrar grandes eventos com sucesso, temperamento calmo, paciência, domínio próprio, dando a palavra sucesso o sentido verdadeiro. Não devemos deixar espaço para a inveja pois ao entrar no coração ela alimentara sentimentos desprezíveis, que nada contribuirão para quem esta estabelecido na palavra de Deus, a confiança que desperta nas pessoas servirá para que ouçam suas palavras, poucas vezes você saberá o resultado que provocou, por isso atente as palavras agradáveis que dispara como uma flecha que sempre atingirá um local e não volta sem antes criar uma marca muitas vezes para sempre. Os lideres são responsáveis pelos seus erros e por aqueles que seguem seu exemplo. Neemias o líder fez com que a igreja entendesse os planos de Deus é parte para ação, oração, é viva, é uma ação sábia e enérgica, portanto prepare-se com zelo ardente.
Os planos e os métodos de trabalho de um líder cristão não deve refletir apenas a sua vontade ou seu estilo de trabalho mais do que isto deve refletir a vontade de Deus. A autoridade do líder deve ser utilizada para conduzir para o alto e ajudar quem está no degrau debaixo, portanto a liderança crista verdadeira não é o governo da mente e a consciência de um irmão, não tem o direito de dominar sobre o semelhante pois esta não é a vontade de Deus, se fosse o teria dito. A missão maior é proferir palavras de encorajamento e esperança, deve ajudar o próximo a descobrir o melhor caminho, sem condenar, muito menos toma o lugar de juiz, portanto nenhum homem deve governar, sobre a consciência de outro.
Porque Deus não deu inteligência apenas para um homem, portanto a liberdade para desenvolver trabalhos acreditando na capacidade e de juízo de cada um deve ser constante nas relações entre líder e liderados. Não deve-se fazer escolhas por que estas pessoas se amoldam ao seu jeito de trabalhar, evite regras e normas tão rígidas que privem o homem da experiência com Deus. Incentive que as pessoas façam o melhor e não só o necessário, que empreguem bem o tempo, planeje e divida responsabilidade entre homens competentes, estabeleça metas a serem seguidas e alvo definido e meios para atingi-los. O líder deve planejar maneiras e oportunidades para cada membro na obra aproveitando os talentos individuais. A especialidade de Deus tratar mansamente os que erram. Os líderes devem ser homens de oração, aceitar que sem Deus não pode haver o trabalho de salvação e pedir para que ele vá junto e como homem de responsabilidade deve-se reunir para aconselhar entre si. Os negócios não devem ser atribuídos a ministros ordenados e sim a homens de negócio, não se deve demonstrar preferências aos seus escolhidos, deve-se delegar responsabilidades, deixe que eles aprendam assumir responsabilidade, mesmo que errem assim você pode mostrar o caminho. Aprenda a reconhecer habilidades nos outros compartilhe conhecimento.
Homens de responsabilidade na obra de cristo devem ser homens de oração e humildade e tomar decisões deve ser constante pois sua posição exige posição firme, no entanto suas decisões são guiadas pelo espírito santo. O conhecimento é necessário, mas tenham experiência na fé na paciência, para quem em mansidão, possam instruir os que se apóiam.